
Iludidos pelas promessas de trabalho duro em troca de terra, uma parte muito grande desta antiga família concentrou-se no Estado de São Paulo. Eles não fizeram riqueza, mas suas mãos sagradas ajudaram este Estado a tornar-se o mais rico do Brasil.
As autoras, descendentes de Chieregato, resgatam a história da família desde o século XIII, onde descobrem o primeiro antenato em um ambiente quase mágico do imaginário ocidental: reis, cavaleiros,
padres e heróis. Trazendo a memória familiar a partir de documentos encontrados no Arquivo Histórico de Vicenza, passando pelo Brasil do café nos séculos XIX e XX, o livro também investiga os nomes e sobrenomes modificados nos documentos e esclarecem os
procedimentos para a busca da cidadania italiana. Finaliza com a demonstração de imagens e documentos que constam no Museu da Imigração de São Paulo, por onde passou sua família.
Esta obra é um convite a verdadeira história dos Chieregato, Cheregatti, Chieregate, Sirigati, Cheregato e tantos outros sobrenomes que o Brasil modificou desde 1888.